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Perícias / Maestria

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1Perícias / Maestria Empty Perícias / Maestria 10/3/2021, 11:50

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Perícias / Maestria



As perícias, primariamente, são traços e “habilidades” não de caçadores, mas dos seres-humanos. Todo mundo tem habilidades, intelectuais, físicas ou sociais que podem lhe ajudar durante o jogo. Cada personagem começa com 5 perícias, e podem adquirir mais durante as aventuras ou comprando na hora da criação da ficha.

O aprendizado de perícias pode ser feito de forma livre, no estilo que o jogador achar mais agradável, não existindo uma forma fixa, padrão ou exigível para se realizar o aprendizado. Ele pode ser curto, médio ou pequeno, o que importa é que seja narrado que se aprendeu a perícia almejada. O aprendizado pode ser feito em aventuras normais ou pelo sistema de one-post. Durante este, o jogador tem a liberdade de cometer alguns "god-modes", limitando-se a não criar nada incoerente ou absurdo, bem como não se beneficiar de qualquer forma além da finalidade do aprendizado.

Agrupadas por “especialização”, existem basicamente 7 tipos de perícias:

• Artífice
• Medicina
• Exploração
• Extermínio
• Social
• Outros
• Combate

Quando se possui 5 perícias dentro de um mesmo agrupamento o personagem se torna um especialista em tal área, algumas delas podem prover bônus para o jogador.

Quando se aprende uma perícia existem dois estágios em que ela se passa: Iniciante e Experiente. Todas as perícias iniciais de um personagem são automaticamente do nível “Experiente”. E o nível Iniciante se dá às perícias dentro de uma Aventura em específico, se tornando “Experiente” na próxima.

Para se aprender uma perícia é muito simples, o jogador realizará o aprendizado e gastará 10 PP’s (Perk Points) por perícia aprendida, pagando o valor na avaliação. A compra de perícia também pode ser feita no momento de criação da ficha - essas começarão em Experiente.

Note que cada perícia custa 10 PP’s, por outro lado, é permitido que durante a criação de personagem o jogador possa trocar cada um de seus 5 slots iniciais de perícia, pelo valor de 10 PP’s cada.

Um jogador pode ter mais de uma Especialização, tendo as perícias necessárias.

Especializações

Artificer

Bônus: Pode criar e consertar equipamentos mágicos.

• Artesanato
• Forja
• Monstrologia
• Núcleos
• Runas
• 1+ maestria/perícia com armas

Medicina

Bônus: +10% de bônus quando aplicam cura.

• Cirurgia
• Diagnose
• Especialização médica (???) - Especifique a especialização
• Química
• Tratamento
• Venefício
• Veterinária

Exploração

Bônus: Conseguem extrair material da dungeon e de monstros com profissionalismo. +10% de lucro total em dungeons.

• Armadilhas
• Caça
• Geografia
• Mineração
• Monstrologia
• Rastreio
• Runas
• Sobrevivência

Extermínio

Bônus: +10% de dano em monstros já enfrentados.

• Camuflagem
• Estratégia
• Monstrologia
• Rastreio
• Furtividade
• 1+ perícia de combate

Social

Bônus: 10% de desconto no leilão e afins.
• Apostador
• Atuação
• Canto
• Etiqueta
• Hipnose
• Interrogação
• Intimidação
• Direito
• Lábia
• Malandragem
• Mitologia
• Prestidigitação
• Sedução
• Tortura

Outros

• Agricultura
• Astronomia
• Computação
• Condução
• Culinária
• Escapismo
• Esportes (Não inclui artes marciais) - Especifique o esporte
• Filosofia
• Música
• Montaria
• Natação
• Pesca
• Pintura
• Treinamento de animais

Combate

• Armas brancas leves
• Armas brancas médias
• Armas brancas pesadas
• Armas brancas de longo alcance
• Armas de fogo
• Arte Marcial (???) - Especifique qual

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Última edição por Solo Leveling RPG em 10/3/2021, 11:57, editado 1 vez(es)

2Perícias / Maestria Empty Re: Perícias / Maestria 10/3/2021, 11:52

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Descrição - Perícias



Introdução


Este tópico conta com uma breve descrição das perícias que integram o nosso sistema. Por razão de organização, elas foram separadas em categorias. Porém, não há repetição de perícias, visto que o intuito é apenas dar uma breve descrição sobre elas, por tal, algumas especializações não constam com todas as perícias vinculadas a ela. Dessa forma, se deseja saber todas as perícias que fazem parte de cada Especialização, dirija-se ao tópico Perícias / Maestria.

Especializações

ARTIFICER


• Artesanato: Você sabe manusear e moldar diversos materiais, nas diversas etapas de produção, detendo o conhecimento sobre o processo de confecção do produto artesanal. Por suas raízes históricas, o conhecimento artesanal geralmente é passado de geração para geração de artesões.

• Forja: Você sabe forjar e moldar novas armas a partir de metais, dominando todas as etapas de produção, sabendo lidar com uma grande variedade destes, conseguindo reconhecer e identificar metais ao olhar, associando-os às suas propriedades físicas.

• Monstrologia: Você possui conhecimento sobre os monstros das Dungeons, seja por ler sobre artigos, seja por experiência e/ou até mesmo por intuição nata. Concede ao personagem o conhecimento sobre os tipos de monstros e suas espécies após visualizá-los dentro do portal. No entanto, existem espécies não catalogadas, mas devido a esse conhecimento principiológico sobre os monstros, o personagem consegue decifrar as características de um monstro não classificado com mais facilidade.

• Núcleos: Permite o personagem reconhecer o Rank dos núcleos que existem dentro dos monstros, podendo estimar seu valor e raridade. Nem sempre os núcleos são do mesmo Rank do monstro, podendo ser maiores ou menores, em raras ocasiões. Ninguém passará a perna em você ao menos não quanto a isso!

• Runas:  Raramente um caçador entende a linguagem escrita dentro das Dungeons ou até mesmo as falas dos Boss com intelecto, mas essa perícia lhe permite entender tanto a escrita dentro dos portais, como as falas das bestas de intelecto; você pode ter despertado com ela ou estudado de maneira misteriosa, afinal, poucos são aqueles que conhecem esse tipo de idioma pouco explorado. Apesar de sua compreensão, não significa que possa manipular ou tentar convencer um monstro a não atacar.

MEDICINA


• Cirurgia: Você tem o conhecimento e a técnica cirúrgica necessária para operar um paciente, por variadas razões. Um ambiente e equipamentos adequados lhe garantem uma probabilidade de sucesso profissional, mas até mesmo em um local inapropriado e sem os itens adequados, você possui chances - ainda que menores - de salvar uma vida.

• Diagnose: Você sabe identificar se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar uma maneira de curá-la, conhecendo os nomes dos remédios e até mesmo algumas curas naturais que não sejam de grande complexidade.

• Especialização médica (Definir): Você é especializado em uma área médica, tendo estudado além do que a acadêmia superior pode oferecer. Sua dedicação a este ramo levou as suas habilidades a atingirem o ápice na área determinada.

• Química: Você consegue identificar substâncias químicas, conhecendo profundamente as suas estruturas moleculares e propriedades, o que o permite saber misturar diferentes substâncias para gerar novas, ou mesmo criá-las do zero com os devidos compostos.

• Tratamento: Você consegue ir além do mero diagnóstico e soluções simplórias, conhecendo tratamentos especializados e cientificamente comprovados para tratar determinada doença com a maior eficiência que a medicina moderna pode oferecer.

• Venefício: Você conhece diferentes tipos de veneno, seja de cobra, seja de aranha, seja artificial, sabendo como identificá-los, como criá-los, reproduzi-los e utilizá-los para o bem, em tratamentos especiais - ou para o mal.

• Veterinária: Você pode não saber como tratar enfermidades humanas, mas sabe como tratar enfermidades de animais, seja de pequeno porte, seja de grande porte.

EXPLORAÇÃO


• Armadilhas: Você possui um vasto conhecimento sobre arapucas, sendo capaz de armar e preparar qualquer tipo de armadilha, além de desarmá-las ou consertá-las. Para desarmar ou consertar uma armadilha, o personagem deve estar ciente de sua existência. Com este conhecimento, você consegue até identificar, com maior facilidade, outras armadilhas. Esta perícia abrange todo tipo de armadilha, desde simples laços para animais, alçapões com lanças e até mesmo armadilhas mágicas.

• Caça: Você sabe como caçar qualquer tipo de animal selvagem que já tenha visto antes, além de dominar os fundamentos desta arte, o que facilita a caça de novos animais. Esclareça-se que monstros ou bestas encontrados nos portais não são considerados animais, ainda que tenham a aparência de um, pois agem de forma completamente distinta do mundo natural que você conhece.

• Geografia: Você sabe reconhecer as propriedades geológicas de um local, além de saber produzir mapas topográficos profissionais. Por meio deste conhecimento, você sabe que determinadas estruturas costumam se formar sob determinadas ocasiões, sendo mais fácil identificar cavernas, depressões, vales e outros formações geológicas.

• Mineração: Você sabe como minerar mais rápido, com maior precisão e eficiência, se cansando menos, ainda que seja fraco. Você sequer sente diferença ao minerar materiais no mundo natural ou dentro de portais. Se alguém busca um minerador, você é a pessoa certa para o trabalho.

• Rastreio: Você consegue identificar e seguir pistas e pegadas, desde que esteja rastreando ativamente um alvo. Mesmo em ambientes mais hostis que tornem a prática do rastreio difícil ou impossível, para pessoas comuns, você consegue perceber detalhes que passam despercebido aos demais, pois você sabe exatamente para onde olhar e o que procurar.

• Sobrevivência: Você é o próprio Indiana Jones e sabe o que é preciso para sobreviver em um ambiente selvagem e hostil, longe da civilização, dominando técnicas de sobrevivência que o permitem encontrar o que procura ou criar o que deseja, com maior facilidade, seja para fazer fogo, seja para achar água, seja para montar um abrigo que lhe proteja do frio e do vento.

EXTERMÍNIO


• Camuflagem: Você é capaz de se disfarçar, se esconder ou esconder um objeto, ao utilizar do ambiente. Talvez você tenha nascido para ser um sniper de elite? Esclareça-se que camuflagem é diferente de furtividade, pois uma foca em se misturar ao ambiente e esconder os traços visuais, de forma imóvel ou extremamente lenta, enquanto a outra envolve ocultar a presença, utilizando as sombras e a luminosidade, abrangendo os ruídos produzidos pelo personagem, com maior liberdade de locomoção.

• Estratégia: Você domina os fundamentos da estratégia, seja por ter compreendido os ensinamentos de Sun Tzu, seja por um gênio. O fato é que sabe como identificar ou bolar um bom plano, ainda que esteja em desvantagem, sendo capaz de surpreender os oponentes com suas estratégias geniais.

• Furtividade: Você sabe manter-se oculto nas sombras, sem produzir ruídos e suprimindo sua própria presença, conseguindo mover-se de forma imperceptível. Só não se afobe, a furtividade não esconderá a sua sede de sangue na hora H.

SOCIAL



• Apostador: Corrida de tartarugas? Para qual lado a moeda irá cair? Lakers ou Bulls? Você sabe analisar uma situação rapidamente e consegue determinar o que lhe dará as maiores chances de vencer. Apesar das apostas não serem um ciência fenômeno muito previsível, você consegue fazer previsões com uma chance de acerto maior do que o normal.

• Atuação: Você consegue atuar/interpretar papéis de uma outra personalidade, simulando emoções, crenças ou um estado de espírito que não é necessariamente o seu. Romeu? Macbeth? Édipo? Você consegue tirar de letra.

• Canto: Você sabe cantar, seja por possuir uma voz prazerosa e nata, seja por ter cultivado esta habilidade por anos. Muitos podem se agraciar com sua voz melodiosa e se encantar com o seu talento. Se você vai ser um astro do rock ou do k-pop, só lhe falta estilo, pois a voz você já tem!

• Etiqueta: Você sabe como se portar com nobreza em situações sociais, sabendo falar, vestir-se e portar-se educadamente, de acordo com o ambiente. Segurar os talhares como alguém da alta corte? Falar como um diplomata? Cumprimentar um político ou alguém de sangue real? Você entende as nuanças e sabe como executá-las.

• Hipnose: Por intermédio de luzes, movimentos ou palavras, você consegue afetar a mente de alguém, fazendo com que se torne mais apta a se manipular. A hipnose, contudo, não transforma a vítima em um zumbi obediente: apenas melhora as chances de convencê-la de algo. Note que suas chances de sucesso são proporcionais à inteligência do alvo, visto que, uma vez que ele compreenda o que está acontecendo, suas tentativas já eram.

• Interrogatório: Você sabe quais perguntas precisa fazer, quando ser sutil e quando ser incisivo, além de possuir a habilidade para criar e seguir uma linha de interrogatório que irá te levar às respostas que procura, seja fazendo o papel de bom policial, seja fazendo o papel de mau policial.

• Intimidação: Você sabe como intimidar alguém, seja por chantagem, seja por blefes, seja por uma ameaça real. Talvez sua voz carregue um tom mais imperativo, talvez seja o seu olhar ou até mesmo a sua aura. O ponto é que você consegue transmitir uma mensagem clara que você é uma ameaça - e é bom que façam o que você manda.

• Direito: Você conhece a maioria das leis da sociedade, tanto dos humanos, como dos caçadores, e tem uma noção geral daquelas que não tem conhecimento profundo, sabendo como processar e como se defender perante a corte, além de conhecer os meios de pesquisa e como encontrar os precedentes que você deseja para reforçar a sua tese.

• Lábia: Trata-se da habilidade de persuadir, confundir e pechinchar. O ponto é que você sabe como utilizar da linguagem para lhe trazer benefícios, seja pela oratória, seja por muita bajulação, conversa mole e/ou até mesmo usando mentiras convincentes.

• Malandragem:
Você entende como as coisas funcionam em locais ou situações que a lei é ignorada; ou que existam "leis próprias" do local, em razão de organizações criminosas. Por essa razão, você consegue descobrir onde qualquer tipo de ato ilegal está ocorrendo, além de saber quais burocratas, caçadores e/ou locais podem ser comprados e por quanto. Ou seja, o submundo não lhe é estranho, pois você é parte dele.

Mitologia: Você é um perito em mitologia, sabe como eles se relacionam, como surgiram na história e sabe diferenciar a que povos pertencem, além de curiosidades e características particulares a mito.

• Prestidigitação: Você tem “mãos rápidas”, as quais lhe permitem realizar pequenos truques com cartas de baralho, fazer sumir pequenos objetos, bater carteira, roubar pequenos itens, entre tantos outros truques.

• Sedução: Seja sua aparência, seja sua personalidade ou seu jeito de falar, você acaba conseguindo atrair e seduzir as pessoas com maior facilidade, conseguindo esconder até mesmo segundas intenções, sob o veste da sedução.

• Tortura: Você consegue o que deseja infligindo dor física ou emocional, por intermédio de práticas cruéis, como por exemplo: chicotadas, agulhas, choques elétricos e entre demais técnicas impiedosas que não poderiam ser mencionadas aqui. Você sabe muito bem o que está fazendo e quais os limites entre manter alguém acordado e sofrendo e desmaiá-lo ou matá-lo. Talvez você seja o próximo Jason...

OUTROS


• Agricultura: É a capacidade de organizar, corrigir e executar qualquer tipo de plantação. Você sabe como e quando plantar os tipos de culturas mais comuns, como estocar os produtos, como combater as pragas e outras atividades diretamente relacionadas.

• Astronomia: É a ciência de identificar constelações, estrelas, planetas e cometas. Você sabe onde está a Ursa Maior e sabe se orientar geograficamente ao analisar as estrelas, além de possuir outros conhecimentos eruditos sobre as galáxias.

• Computação: É a habilidade de operar um computador ou máquina semelhante. Você sabe todas as funcionalidades que um computador tem a oferecer, estando imerso na tecnologia. Não será despedido por não saber utilizar o Excel e sabe até mesmo como programar e hackear.

• Condução (Definir): Você sabe conduzir veículos automotores e até mesmo aeroplanos. Cada tipo de veículo, seja automotor ou não, é considerado uma Perícia diferente. E não ouse dirigir sem sua Carteira de Habilitação, pois você pode acabar sendo preso!

• Culinária: Você sabe cozinhar não só para sobreviver, mas tem um leque de receitas ao seu dispor, sabendo utilizar qualquer ingrediente disponível para criar comidas muito gostosas. Você é tão bom nisso que pode até mesmo chamá-las de comidas gourmet!

• Escapismo: Você sabe como escapar de algemas, prisões, correntes, cordas, camisas de força e outras formas de imobilização, principalmente ao se contorcer e deslocar membros - mas cuidado, você não está isento de deixar algo fora do lugar!

• Esportes (Definir): Você possui um vasto conhecimento sobre determinado esporte, seja a história do esporte, seja as regras ou as estratégias de como jogá-lo. Com as aptidões físicas necessárias, você será um exímio jogador. Esta perícia não enquadra artes marciais e cada esporte é tido como uma perícia diferente.

• Filosofia: Você conhece os métodos científicos e é capaz de apreciar a filosofia como ela deve ser apreciada, sabendo quando deve-se questionar e quando deve-se refletir. Aristóteles? Platão? Hegel? Você sabe do que está falando.

• Música: Você sabe utilizar qualquer tipo de instrumento musical; acordeom, baixo, flauta, guitarra, harpa, piano, trombeta, violino, entre outros do gênero, além de saber manuseá-los, em sua completude.

• Montaria: Você sabe montar e cavalgar um animal, seja um cavalo, seja um elefante, seja um camelo. Mais do que se manter em cima dele, você sabe conduzi-lo com manobrabilidade e velocidade, tendo-o sobre controle - na maioria das situações.

• Natação: Você sabe nadar com mais eficiência que as outras pessoas, sendo mais rápido e gastando menos energia para fazê-lo e, mais importante, você tem poucas cãibras e consegue abrir os olhos debaixo d'água sem grandes dificuldades.

• Pesca: Você conhece os pontos exatos para se pescar em rio, mares, oceanos e até mesmo lagos, sabendo precisamente onde os peixes costumam passar ou ficar, tendo mais facilidade em conseguir pegar uma criatura aquática. Com isso, você sabe utilizar varas de pescar, arpões, redes e outros instrumentos, para os fins de pesca.

• Pintura: Você sabe captar o momento ou dar vida aos seus pensamentos ao colocá-los sobre uma tela ou outro suporte, por qualquer meio, visto que você domina a pintura em suas diversas modalidades. Talvez te chamem do novo Van Gogh ao verem suas pinturas.

• Treinamento de animais: Você sabe como treinar animais domésticos, para que executem truques e/ou manobras elaboradas com dono, podendo até mesmo treinar o animal para realizar ações mais complexas, como truques de circo, auxiliar em tarefas ou até mesmo em combate.

COMBATE


• Armas brancas leves: Você é hábil no manuseio de armas brancas leves, como facas, adagas, punhais, entre outros. Comumente, são armas destinadas àqueles que buscam ataques rápidos, certeiros e discretos.

• Armas brancas médias: Você é hábil no manuseio de armas brancas médias, como espadas, maças, foices, lanças, cajados, entre outros. Comumente, são armas armas destinadas àqueles que buscam por ataques mais potentes e combates mais estáveis, sem abrir mão de sua defesa.

• Armas brancas pesadas: Você é hábil no manuseio de armas brancas pesadas, como montantes, glaives, grandes machados, entre outros. Comumente, são armas de difícil manuseio, um luxo dos combatentes mais fortes, os quais buscam oportunidades que possam virar o jogo com um único ataque, ao ônus de uma luta mais letárgica.

• Armas brancas de longo alcance: Você é hábil no manuseio de arcos curtos, arcos longos, bestas, arpões, zarabatana, fundas, armas de arremesso, entre outros. São o tipo de armas ideais para aqueles que buscam impactar, ao passo que mantém-se em uma posição confortável de segurança, à moda antiga.

• Armas de fogo: Você sabe manusear armas de fogo com a devida postura, sem sofrer com o recuo e sem se prejudicar ao utilizá-las, sendo hábil em exercer suas funções e controlar seus mecanismos. São o tipo de armas ideais para aqueles que buscam o auge do desempenho, ao passo que mantém-se em uma posição confortável de segurança, para os mais tecnológicos.

• Arte Marcial (Definir): Você é perito em uma arte marcial, chegando aos últimos ou último estágio daquela arte, podendo exercer um estilo de combate marcial na íntegra ou mescá-lo a outra forma de luta. Esclareça-se que cada arte marcial exige uma perícia diferente.

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