Solo Leveling RPG: Os grandes caçadores surgem aqui!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Solo Leveling RPG: Os grandes caçadores surgem aqui!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Sugestão] Desburocratização - Quadro de Narradores, TND e Criação de Aventuras

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ADM.Kekzy

ADM.Kekzy
Admin

Como está no início do fórum, acho isso pertinente. De início, pontuo que:

1. A razão para burocracia é a organização.
2. A desburocratização visa a celeridade.

Creio que conciliar os dois é essencial para a boa dinâmica do fórum. Já narrei sob a tutela de alguns sistemas e o que mais me agradou e que não constatei os possíveis defeitos que poderiam ser argumentáveis será exposto a seguir:

I - Sobre o sistema de narração

Geralmente se busca, em um modelo burocrático, centralizar as funções na mão dos administradores. Logo, eles que encaminhariam a narração ao narrador, criariam a aventura, etc. Ao meu ver, é um trabalho extra desnecessário para os ADMS e uma chatiação a mais para os jogadores. Ninguém gosta de esperar, no final das contas.

O sistema que mais me agradou e que proponho ser adotado consiste na existência da famosa "TND" para quem está habituado a fóruns da forumeiros, mas sem a intervenção direta dos ADMs.

Haveria o modelo para solicitar o narrador, mas seria o narrador que responderia esse tópico, se disponibilizando para narrar a aventura. Junto a isso, haveria um Quadro de Narradores público. Nele constariam informações relevantes sobre o narrador, como o horário em que posta, seu estilo de narração, sua assiduidade, aventuras narradas anteriormente, as aventuras ativas e qualquer coisa importante para situar o jogador a fazer a melhor decisão, aceitar ou rejeitar determinada narração.

Esse incremento evita incompatibilidade entre narrador e jogador. Quantas vezes vocês já não pegaram um narrador que posta em uma frequência desagradável ou com um estilo de escrita incompatível com o seu (ex. cômico x realista; presepeiro x sério; consenso de dificuldades na aventura)? Dar a liberdade de escolha com acesso à informação ao jogador que será narrado é algo que aumenta em muito a experiência da aventura! O objetivo final é a diversão, sempre.

Com isso, diga-se que as regras de fila ficam inalteradas.

O que poderia acontecer de ruim? Má condução por parte dos narradores. Agora entra a questão, o narrador não seria apto a fazer isso? Ele é um staffer com contato direto dos ADMS. Se o narrador falhar, é por faltar comunicação (e na verdade a tarefa é muito simples, as chances de erro são poucos, e os que existem são corrigíveis) entre a staff, o que é totalmente sanável com uma conversinha.

Lembrando que o tópico ainda seria vistoriado. Afinal, os ADMs ainda fecham os tópicos, movem, etc, então estariam sempre de olho, atentos a alguma possível incoerência.

Assim, desafoga a ADM e dá mais liberdade aos narradores e jogadores. Todo mundo sai ganhando.

II - Sobre a criação/invasão de aventuras

Defendo também a desburocratização dessa parte. O jogador poderia criar a aventura no respectivo lugar onde está para ocorrer a sua aventura, sem a necessidade de ter que esperar a Staff. O mesmo para a invasão, bastando notificar o narrador e esse consentir, repassando o aviso para os ADMs, que atuam como fiscalizadores de todo processo. Menos trabalho pra ADM e mais liberdade pro jogador, que tem sua participatividade aumentada - lembrando que participação = engajamento.

Aqui podem ocorrer mais erros que no tópico acima, como jogador criando no lugar errado, etc. Todavia, como ele teria um narrador, isso seria logo percebido e repassado para a staff, corrigindo possível erro de forma prática e ocasional, não precisando comprometer toda a celeridade do processo do fórum inteiro por conta de uns gatos pingados. E aqui o sistema de advertência exerce uma boa função de impedir que o jogador cometa o mesmo erro e fique mais atento da próxima vez.

Atualmente, o fórum que conheço a adotar esse sistema é o BNW. Narrei lá por um tempo e dava super certo. Se for para adotar algo assim, é bom que seja testado nessa fase inicial.

O que acham? Deixem vossas opiniões!

Blindão

Blindão
Rank E

Ótimo sugestão. Inclusive, já joguei em fórum assim, apesar de pouco tempo, e de fato é muito conveniente. Agradecemos sua iniciativa e está em pauta na staff.
:y:

Van

Van
Narrador

Concordo com a primeira sugestão.

A segunda não concordo por achar que ficaria difícil gerenciar, a não ser que seja criado um sistema de controle onde o player avise sobre a aventura e fique registrado. Teoricamente, um player poderia participar de duas aventuras ao mesmo tempo - não haveria o que impedisse, visto que não há o que aprove invasões ou criações.

ADM.Kekzy

ADM.Kekzy
Admin

W escreveu:Concordo com a primeira sugestão.

A segunda não concordo por achar que ficaria difícil gerenciar, a não ser que seja criado um sistema de controle onde o player avise sobre a aventura e fique registrado. Teoricamente, um player poderia participar de duas aventuras ao mesmo tempo - não haveria o que impedisse, visto que não há o que aprove invasões ou criações.

Opa! Valeu pela participação.

Sobre isso essa fiscalização seria feita pelo próprio narrador, que veria outra TND do jogador que ele está narrando - e até pelos players, que dificilmente deixariam uma injustiça assim passar desavisada. O ambiente do fórum não é algo difícil de se manter ciente do que está acontecendo, mas entendo a preocupação. Isso seria o caso de até banir o jogador, quem sabe, pela má-fé. Não creio que seria um grande problema, visto que seria literalmente uma facada contra si, pois em determinado momento do processo, seja na TND, durante a narração ou na avaliação, ele seria pego.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos