Solo Leveling RPG: Os grandes caçadores surgem aqui!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Solo Leveling RPG: Os grandes caçadores surgem aqui!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Guia de Narração

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Guia de Narração Empty Guia de Narração 10/3/2021, 14:18

Solo Leveling RPG

Solo Leveling RPG
Admin







Guia de Narração



Guia de Narração


Prezamos que o estilo de narrativa aqui no jogo não seja desgastante, se mantenha simples, porém continue divertido, tanto para jogadores quanto narradores. O resto deste tópico será dividido em duas sessões, Roleplay e Combate, tentando explicar a forma de jogo ideal que visualizamos.

Roleplay



A narração de nosso fórum se baseia na base da possibilidade. Da mesma que em um RPG de mesa, em que você dita sua ação e então rola um dado para ver se realmente foi bem sucedido, nosso fórum funciona de uma maneira similar, onde o jogador irá narrar suas ações e então seu narrador irá ler validando ou não sua ações, sem rolagem de dados, tudo baseado na qualidade de sua escrita, criatividade e bom senso.

Algo que pode ser comum em outros fóruns, mas não se valida aqui, é a obrigatoriedade do futuro do pretérito, pois encaramos que tudo que o jogador escreve é uma mera possibilidade, se ainda não validado pelo narrador. Desta forma, ambos os trechos de exemplo a seguir são considerados corretos:

"Levantaria da cadeira no intuito de beber um copo de água" ou "Me levantei do assento para beber água

Note que os dois trechos descrevem a mesma ação, o primeiro está no futuro do pretérito, representando como algo que quero fazer, mas ainda não fiz; já no segundo trecho a narrativa é no pretérito simples. Nós aceitamos ambos os estilos, pois independente de como for escrito, cabe ao narrador intervir a qualquer momento e deixar explícito o que aconteceu e o que não aconteceu.

Dando continuidade, haverá momentos em que mesmo a validação do narrador não será necessária, e esses momentos é quando o jogador fizer ações básicas que não gerem nenhum tipo de informação nova, apenas incremente no andamento da história. Ações de interação básica, como por exemplo conversa entre players, mexer no cabelo, pegar algo do bolso, comprar coisas mundanas que não entram nos ganhos (como por exemplo comida, passagem de metrô, etc...), ir para outro local da cidade, tudo são ações básicas que não precisam do narrador, ao menos que ele queira acrescentar algo importante, algum evento pertinente no plot. Em outras palavras, para essas ações básicas, a menos que o narrador diga o contrário, o que o player narrou, aconteceu. No entanto, tenha em mente que esta regra só é válida para o personagem do jogador e apenas este. Ou seja, nada de narrar cenário que o narrador não descreveu, inventar informações como se fossem verdade, posição, criação, e muito menos fala de NPCs.

Sempre que o jogador precisar do retorno de alguma informação pesquisada ou perguntada, falas e ações de NPC, movimentação de monstro e descrição de cenário, ele deverá esperar o post do narrador que contenha essas coisas, não podendo controlar o mundo ao seu redor, apenas seu personagem.


Então pra resumir, o player faz seu post com as ações que quer e o narrador só precisa validar a ação. E então prosseguir com a história, seja descrevendo cenário, criando gancho para plot e etc. Se necessário, interromper a ação descrita pelo jogador no meio dela para incrementar algo. Por exemplo, eu posso narrar que fui até a estação de metrô me movendo até o centro da cidade, isso seria uma ação simples que não precisaria de validação do narrador. No entanto, o narrador pode interromper meu percurso até o metrô, no meio do caminho, pois X coisa aconteceu comigo, e a partir daí a história teria sua continuidade.

Dessa forma ninguém precisa ficar repetindo texto, de forma a deixar a aventura menos massante para todos. O narrador só precisaria se focar de fato em cenários e npc's importante, enquanto o jogador detém uma certa liberdade narrativa. Em caso de posts em que o jogador apenas faça ações simples ou de interação com outros jogadores que não precisem de fato de um retorno de informação. O narrador pode, se não quiser acrescentar nada, apenas postar validando o que aconteceu e os jogadores dão continuidade em seu diálogo com outros players ou locomoção.

Combate


Outra parte que pode ser cansativa de se fazer é o combate, porque alguns que vieram de outros fóruns tem a cultura de que um combate precisa ser cheio de possibilidades e casos de defesa (tento fazer X, se der certo faria Y, caso contrário faria Z e se fosse atacado de tal forma defenderia com...). Não adotamos esse sistema. Então, em vez de fazer posts genéricos de combate, definimos a seguinte regra:

Ao final de seu post, o narrador deve indicar quais serão as próximas ações do oponente.

Sabe quando nós planejamos o post de combate? Funciona da mesma forma, no final do post o narrador vai dizer o que o mob tem pré-planejado, não necessariamente o que vai fazer. Isso pode ser feito por meio de dicas. O importante é dar a informação para o jogador e dar-lhe a chance de reagir. Dessa forma, o jogador pode realizar uma estratégia específica, em vez de fazer diversos casos genéricos, vide exemplo:

Player encontra um Orc muito pistola.

No post do narrador: O orc avança em direção ao caçador, brandindo o seu machado para o alto, preparando-se para desferir uma poderosa cutilada.

No post do Player: Pulando por cima do monstro, ao aterrissar no chão, miraria suas costas com uma punhalada de minha adaga em suas costas.

No post do narrador: O assassino não conseguiu se esquivar, visto que tentou pular por cima do orc, quando o seu machado estava acima de seu corpo, em posição propícia para acertá-lo. Ao cair no chão, não se desconcertando, a sua tentativa de acertá-lo com uma adaga nas costas foi mal sucedida, pois o orc esperava o ataque desajeitado, esquivando para o lado e preparando novamente uma cutilada, ao colocar o seu machado na lateral de seu corpo, em um amplo arco.

Note que mesmo o narrador tendo pré-definido a ação do monstro para o player, o Orc ainda fez uma ação extra, isso porque ele também tem o direito de reagir aos ataques. Este exemplo foi mais simples, mas isso não limita a uma ação por turno, o narrador pode passar mais ou menos ações, e podem ter mais ou menos reações de acordo com o player, mas o foco é que a estratégia principal fique de conhecimento dos dois e ambos tenham as mesmas oportunidades, assim o combate pode ficar mais focado e dinâmico do que casos de defesa generalizados que nunca são utilizados.

Vale citar que o modelo de combate acima se aplica apenas em PvE. Em caso de um combate entre jogadores, ambos farão seus posts as cegas, onde o narrador avaliará os atributos e narrarão de cada um para determinar o que de fato aconteceu no turno. Como regra oficial, em PvP promovido pela staff ou sob as regras da staff, o post é primeiro mandado ao narrador e só após este receber ambos posts, para fins de registro, que os players devem postar na área apropriada, onde ocorre o PvP, a fim de evitar meta-game.

<-- RunasRaid -->


Undy gosta desta mensagem

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos